Miguel Cadilhe (ex-ministro das Finanças entre 1985 e 1990), Daniel Bessa (ex-ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo entre 1995 e 1996), e Rui Rio (presidente da Câmara Municipal do Porto desde 2001) são os nomeados para o prémio Carreira FEP 2011, atribuído pela Faculdade de Economia (FEP) da Universidade do Porto (UP). O anúncio dos nomes propostos foi feito esta quarta-feira, 25 de Maio.

O prémio é atribuído pela FEP a antigos alunos que frequentaram a licenciatura, mestrado ou doutoramento na instituição e procura ser uma homenagem a qualquer ex-aluno ou ex-aluna cuja carreira seja motivo de orgulho, sendo reconhecido pelo trabalho desenvolvido.

Miguel Cadilhe é um dos nomeados. O antigo aluno da FEP foi estudante do curso de Economia nos anos 60 e revelou ao JPN que vê com bons olhos esta nomeação. “Não estava à espera”, admite Miguel Cadilhe, pois esteve “completamente fora do processo”. Por isso, “quando telefonaram a informar da nomeação” a este prémio, o antigo aluno ficou supreendido, mas “naturalmente satisfeito”. No entanto, o ex-ministro não se quer precipitar e salienta que “o processo está ainda em curso”. “De qualquer modo, acho que, por mais que se possa encarar estas coisas de forma simples, é um reconhecimento”, acrescenta.

E este é um reconhecimento que Miguel Cadilhe nunca imaginara. “Quando se está na faculdade como eu estive, não esperamos isto ou aquilo”, confessa. “Temos ambições, naturalmente, anseios, até sonhos, temos muitas ideias e muitos projectos” e “tudo parece estar ao alcance das nossas mãos”. “Mas não está”, afirma Miguel Cadilhe. Mesmo assim, relembra alguns dos maiores feitos do seu percurso enquanto aluno da FEP, como o facto de ter obtido “na altura, a melhor classificaçao do curso de Economia”.

Apesar disso, Cadilhe confessa: “se me perguntassem, diria que não seria possível que algum dia outras pessoas me indicassem para este prémio carreira da Faculdade da Economia do Porto”. “Não, não imaginava”, reforça.

Distinção destes três nomes é também um reconhecimento para a FEP

Para o director da FEP, o facto de Rui Rio, Daniel Bessa e Miguel Cadilhe serem antigos alunos da Faculdade de Economia da UP é motivo de satisfação. “Essa é a questão mais importante para nós”, comenta João Proença, explicando que “não só esses três nomes, mas muitos outros, mostram” a qualidade “da formaçao recebida na FEP”. “São três nomes que qualquer pessoa reconhece facilmente e lhes atribui grande valor”, afirma o director, preferindo não revelar um favorito. “Qualquer um deles será um candidato muito bom para ganhar o prémio Carreira”.

As três personalidades que concorrem ao prémio fizeram parte de uma lista de nomes propostos pela comunidade Alumni, constituida por diplomados da FEP. Dessa lista, um júri, composto por professores da FEP e pelos membros externos do Conselho de Representantes da Faculdade de Economia, seleccionou três nomes baseando-se em motivos relacionados “com o perfil de uma carreira pública de relevo”.

Esta é a primeira edição do prémio Carreira FEP 2011. Muitos foram os nomes propostos inicialmente que, para João Proença, “seriam igualmente válidos”. O director da FEP espera ver este prémio “consolidado” com o tempo, acreditando que “é muito provável que tenhamos já uma bateria de nomes para sustentar isto durante muitos anos”. Em 2011, Miguel Cadilhe, Daniel Bessa e Rui Rio foram os nomes que geraram maior consenso entre o júri. O vencedor será conhecido a 30 de Setembro.