A acção de solidariedade promovida pelo Banco Alimentar Contra a Fome, que decorreu este fim-de-semana, permitiu angariar mais de duas mil toneladas de alimentos, em mais de 1.500 supermercados do país. Os géneros alimentares recolhidos vão ser distribuídos por 1.936 Instituições de Solidariedade, que os vão entregar a 319 mil pessoas com carências comprovadas, sob a forma de cabazes ou refeições confecionadas.

Mais de 31 mil voluntários estiveram presentes nas superfícies comerciais nas zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria – Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo e Viseu. Em declarações à Agência Lusa, o Banco Alimentar Contra a Fome conta que esta foi a “maior ação de voluntariado” de sempre.

O Banco Alimentar Contra a Fome realiza, anualmente, duas campanhas de recolha de alimentos, em Maio e em Novembro. No entanto, os catorze Bancos Alimentares Contra a Fome recebem, diariamente, excedentes alimentares doados pela indústria agro-alimentar, pelos agricultores, pelas cadeias de distribuição e pelos operadores dos mercados abastecedores.

Em 2010, foram distribuídas um total de 26.527 toneladas de alimentos (equivalentes a um valor global estimado superior a 37,7 milhões de euros), ou seja, um movimento médio de 90,3 toneladas por dia útil.