A cidade do Porto vai receber, em 2014, o Mundial Universitário de Voleibol de Praia. Já a cidade de Braga recebe, no mesmo ano, o Mundial Universitário de Andebol. Uma delegação portuguesa chefiada pelo presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FAUP), Bruno Barracosa, esteve presente na Suíça, onde reuniu com o Comité Executivo da FISU e apresentou as propostas.

Portugal já tem um histórico de organização de eventos internacionais universitários. Desde 1996, foram realizados em território nacional cinco mundiais e sete europeus. Este ano, Portugal recebe o Campeonato Europeu Universitário de Ténis de Mesa no Funchal, Madeira, de 19 a 23 de Julho.

Em 2012, a Universidade do Minho organiza os Mundiais Universitários de Xadrez (Guimarães) e de Futsal (Braga).