As problemáticas das cidades vão ser discutidas a 3 e 4 de Junho na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). No II Congresso Internacional sobre Cidades, Culturas e Sociabilidades, especialistas nacionais e internacionais vão debater temáticas como as cidades e parques temáticos, a renovação urbana e a memória histórica, tribos urbanas e sociabilidades e a violência urbana.

Fernando Cruz, um dos organizadores do evento, afirma que este congresso “é uma continuidade” do que foi realizado em 2009, também na FLUP.

“Cada vez mais, a população mundial vive em áreas urbanas e os problemas que isso acarreta são contínuos”. Como tal, é necessário “acompanhar o que está a ser feito em termos de investigação” e falar “com pessoas que estão no terreno” de modo a arranjar possíveis soluções para problemas do dia-a-dia, afirma Fernando Cruz, salientando a importância de eventos deste género.

As problemáticas da cidade do Porto também vão ser discutidas no congresso, nomeadamente, a renovação e a “descentrificação” da cidade, revela Fernando Cruz. “Há áreas que estão a ser remodeladas”, porém acarretam repercussões ao nível da população local. “Para além da desertificação do centro, muitas vezes as intervenções ao nível dos edifícios também implicam que as poucas pessoas que lá habitam”, a maioria idosos, “sejam deslocadas de onde viveram sempre”.

Apesar de o Congresso ser aberto ao público em geral, é especialmente dirigido a profissionais, investigadores, pessoas ligadas às autarquias, estudantes da área das ciências sociais