Leonard Cohen foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras. O compositor e intérprete canadiano, de 76 anos, está também nomeado para o prémio na categoria das Artes, pelo seu trabalho como músico.

Considerado um dos ícones da música popular do século XX, Leonard Cohen é mais conhecido pelo seu desempenho enquanto músico. No entanto, publicou o seu primeiro livro de poesia em 1956, intitulado “Let us compare mythologies” e em 1963 saiu a sua primeira obra literária, “The Favourite Game”.

Para a edição deste ano, estava nomeado o escritor português António Lobo Antunes, entre 32 escritores de 25 nacionalidades. Leonard Cohen arrecadou o prémio, que será entregue pelo Príncipe Filipe de Espanha e, ainda, uma recompensa de 50 mil euros.

O vencedor do ano passado foi o escritor libanês Amin Maalouf. Vargas Llosa, Camilo José Cela, Günter Grass, Doris Lessing, Paul Auster, Cláudio Magris e Amos Oz foram alguns dos galardoados em edições anteriores na área das Letras.

O prémio Príncipe das Astúrias visa distinguir personalidades, cujo trabalho criativo ou de investigação representa uma contribuição relevante para a cultura universal nos campos da literatura ou da linguística. O galardão contempla as áreas da Comunicação e Humanidades, Ciências Sociais, Artes, Letras, Investigação Científica e Técnica, Cooperação Internacional, Concórdia e Desportos.