A partir de um desafio levantado na disciplina de Laboratório de Cultura, Património e Ciência do mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, um grupo de alunos apresenta, a partir desta quarta-feira, o site “A Viagem do Elefante“, que vai colocar à disposição do público várias informações sobre o escritor José Saramago e a sua obra. A nível gráfico, a aposta passa pela utilização das vertentes multimédia e das infografias que, segundo Catarina Marques, uma das estudantes envolvidas, são um “bom complemento”.

“Atrair públicos diferentes e utilizar novas formas de chegar a ele” são dois dos objectivos fundamentais que levaram os mestrandos a criar uma plataforma online com o intuito de divulgar a obra do prémio Nobel português.

Susana Guimarães, outra das mestrandas envolvidas no projecto, refere que para “atrair públicos diferentes” se pretende “pegar nas histórias que estão por trás da história do livro” para se poder fazer “a ponte entre aquilo que é uma ficção escrita e a realidade dos locais e das pessoas que alimentaram aquela história”. Acrescenta, ainda, que “já não basta publicar um texto na Internet”, uma vez que, com o advento das redes sociais, é preciso permitir a interactividade, uma vez que o utilizador “quer sempre colaborar e participar”.

O projecto inclui, também, um passatempo, aberto ao público geral até 6 de Junho e que consiste no desenvolvimento de um trabalho relacionado com a obra, podendo incluir qualquer forma multimédia, texto ou ilustração. Susana Guimarães sublinha que o passatempo “não é linear”, uma vez que “não é preciso um grande conhecimento sobre Saramago nem sobre o livro” para participar.

Para os não amantes do escritor português, Renata Silva destaca que este projecto foi um desafio porque “pretende desmistificar a ideia que as pessoas têm de Saramago” no que toca à sua escrita. Conclui, ainda, que a obra é muito “leve”, pelo que até as pessoas que menos gostam de Saramago “conseguem ler o livro facilmente”.