Preservar “a vida humana no seu todo”, protegendo os “direitos das pessoas” e os seus “direitos sociais” é o lema do partido Portugal pro Vida, de que Helder Sousa é o cabeça de lista pelo distrito do Porto.

As áreas estratégicas do PPV são “o emprego e a reestruturação da Função Pública, uma vez que é um peso muito grande no orçamento de Estado”. Esperam, igualmente, ver “uma mudança na política actual”, que permita dar novo “fôlego” à democracia.

Na região do Porto, Helder Sousa salienta que “uma das preocupações é a taxa de desemprego”, que “já está elevada e continua a crescer”. Para fazer face a tal problema é necessário “desenvolver politicas para fomentar a criação de emprego”. Tais medidas passam por “apoiar a criação de empresas e o seu desenvolvimento”, sobretudo nas “zonas rurais da região do Porto, menos desenvolvidas”, destaca o candidato.

“A vida, como indica o nome do partido, é o nosso lema, mas a vida no seu todo”, refere Helder Sousa, reiterando a ideia de que o partido não é apenas “contra o abordo”. “Foi essa a ideia que criaram sobre nós”, sustenta o candidato.

O PPV, criado em 2009, concorre pela segunda vez numa eleição legislativa. “Impulsionados pela mudança, queremos ser um novo fôlego em termos políticos”, salienta o candidato. Os resultados das últimas legislativas não foram “muito animadores”, porque “o partido era muito recente”, comenta. Para as legislativas de 2011, esperam “superar o número de votos”.