O Oporto Sky Hostel foi criado em 2008, numa altura em que o Porto tinha apenas três hostels. Actualmente são 14, mas a oferta diferencia-se e o conceito também.

Chegam de todos os cantos do Mundo e conhecem a cidade por alguns dias. Por isso mesmo, um hostel é a opção ideal para quem pretende visitar e passear numa cidade a um baixo custo.

O ambiente no Oporto Sky Hostel é familiar e acolhedor. “É um pequeno hostel e, a partir do momento em que as pessoas abrem a porta, pretendemos que elas se sintam à vontade”, afirma Mário Almeida. Trabalha no hostel há cerca de dois anos e, além de passar os seus dias a contactar com diferentes turistas, estuda na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A experiência de lidar diariamente com cidadãos estrangeiros revela-se muito enriquecedora.

Com apenas três anos, as expectativas do hostel foram superadas. Com o aumento da concorrência, Mário afirma que “cada vez é mais difícil conseguir manter a fasquia alta”. Um ambiente tranquilo e com espaço lounge para os turistas descansarem e conviverem durante a estadia.

Mário Almeida refere a importância de estarem a par dos eventos que ocorrem na cidade e de informarem os turistas para que conheçam o Porto em várias dimensões e de diversas formas.
Dinamizam jantares ou festas temáticas quando o número de pessoas assim o justifica, sempre movidos pelo objectivo do bem-estar e do convívio entre os hóspedes.

O público-alvo engloba várias idades e várias nacionalidades, mas o público europeu é o mais frequente, devido à lógica inovadora das rotas low-cost da Ryanair. No entanto, os australianos incluem, frequentemente, Portugal e a cidade do Porto nas suas rotas, assim como visitantes da Nova Zelândia, especialmente no Verão.

Os preços rondam os 20 euros em quartos duplos e mistos, o que inclui o pequeno-almoço, aberto 24 horas por dia. O hostel disponibiliza cozinha, televisão e Internet para os turistas. Mas não faltam possibilidades de divertimento e lazer. A proximidade com o metro e com os principais marcos portuenses proporciona uma experiência variada e de acordo com os objectivos de cada um.

O Oporto Sky Hostel é a combinação entre a serenidade e o urbanismo, a familiaridade e o convívio, num espaço que agrega várias culturas e que fomenta a melhor forma de conhecer o Porto com boas condições, a baixo custo.