O Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) define-se como “um partido inteiro”, que luta pelo bem de tudo e todos”. Quem o afirma é Jorge Ribeiro, cabeça de lista do partido pelo distrito do Porto. “Apostamos na união das três grandes causas do nosso planeta: a humanitária, a animal e a ecológica”, sublinha. Ao mesmo tempo, este novo partido pretende dar “mais valor aos valores”, acrescenta o candidato.

Com várias linhas de actuação no distrito do Porto, Jorge Ribeiro salienta que a “grande prioridade é chamar a atenção para os centros de recolha oficial” de animais. “A maioria dos canis municipais são ilegais”, refere, acrescentando que estes “existem, mas não são devidamente licenciados”.

O PAN, criado em Janeiro de 2011, é o único partido novo a concorrer às legislativas desde 2009. O partido espera marcar a diferença por não estar “ao serviço de hobbies, nem interesses”, salienta Jorge Ribeiro. As pessoas que formam o PAN são da “sociedade civil” e não têm “qualquer tipo de ligação à política”. Como não encontraram um partido com preocupações humanitárias, ambientais e de defesa dos animais” formaram um partido próprio, concorrendo às eleições “para mostrar esta visão à sociedade”.

“Eleger deputados é o nosso grande objectivo”, garante Jorge Ribeiro. Só assim, entendem, poderão “ter uma voz na Assembleia da República” e “defender os mais desfavorecidos”. “É a primeira campanha, mas temos tido imenso apoio, quer de cidadãos anónimos quer de figuras conhecidas como a Sandra Cóias, Luís Filipe Borges ou Pedro Laginha”. “Eestamos confiantes em obter um bom resultado eleitoral”, remata o candidato.