“O Norte foi a única região de Portugal que regrediu em todos os indicadores económicos sociais e culturais”, revela Pedro Baptista, candidato do Partido Democrático do Atlântico (PDA) pelo círculo do Porto. “Constatámos que éramos não só a única região que tinha regredido”, como também “nos tornámos a região mais pobre da Europa dos 15”, declara o candidato.

Pedro Baptista fala da necessidade da existência de um Governo regional para o Norte. “Nesta zona concentram-se 3,5 milhões de pessoas”, salienta o candidato, acrescentando que é, igualmente, a zona onde “existe mais juventude”. “O Estado, em vez de ser um elemento que impede o crescimento livre da sociedade civil”, deveria ser, segundo menciona o candidato, “um Estado meramente regulador e disposto a ajudar as pessoas”.

Para o candidato do PDA, a região Norte precisa de “crescimento, aumento de produção e aumento de emprego”. Nesse sentido, considera essencial que esta tenha “autonomia política”, com um “Governo que esteja perto das pessoas e dos problemas” e que sinta interesse em “defender o Norte e não em espoliar, como tem acontecido”. “É necessário uma política de apoio às pequenas e medias empresas da região”, não com a “atribuição de subsídios, nem apoios de Estado”, mas fazendo com que o estado central “tire o pé de cima” e deixe de “onerar com impostos excessivos”, realça o candidato.

“A região Norte tem sido completamente roubada”, denuncia. “As verbas do QREN foram desviadas para Lisboa”, acusa Pedro Baptista. De acordo com o candidato, a região é, também, vítima de outros “escândalos”, nomeadamente o de ser “a única região do país que paga as SCUT”. “Somos a única região que é tratada como uma colónia, é esbulhada, é roubada, não só por quem está no Governo”, como os deputados “que ficam na porta a ver se vem alguém”, culpabiliza o candidato.

O PDA, que concorre por oito círculos eleitorais do país, espera uma mudança nos deputados na Assembleia da República. Os seus candidatos sentem-se “decisivos nessa mudança”, menciona Pedro Baptista. “Somos elementos do partido do Norte e temos um juramento solene de tudo fazer a favor do Norte e nada fazer contra o Norte”, conclui o cabeça de lista do PDA pelo círculo do Porto.