Esta sexta-feira, pelas 11h00, a Universidade Católica do Porto vai apresentar o espólio do maestro Manuel Ivo Cruz. Este evento realiza-se dois anos após a cerimónia da assinatura do protocolo de doação do espólio entre Manuel Ivo Cruz e a instituição de ensino.

A herança deixada pelo músico vai estar disponível na Internet para que todos o possam consultar. Manuel Ivo Cruz deixou, em vida, à Universidade Católica, livros e partituras de música portuguesa e brasileira, assim como óperas, programas dos concertos e colecções de postais e selos.

O espólio musical foi organizado pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). O CITAR, através do seu site, faz saber que vai disponibilizar o espólio a quem demonstrar interesse em “conhecê-lo, estudá-lo e interpretá-lo”. A divulgação do legado de Manuel Ivo Cruz é uma forma de “enriquecer o projecto científico e artístico da Universidade”.

A escolha da Universidade Católica do Porto para responsável pela manutenção da herança musical de Manuel Ivo Cruz “reforça o trabalho de investigação na linha de acção de Estudos Musicais do CITAR”, projectando “o papel da Escola das Artes da Universidade no domínio cultural e público”.

Notícia actualizada às 16h02 de 3 de Junho de 2011.