“Resolver o problema financeiro”, “pôr a economia a crescer”, fazer uma “reforma da justiça” e a educação são as prioridades do programa eleitoral do CDS-PP, refere Ribeiro e Castro, candidato às legislativas pelo distrito do Porto. “As negociações com o trio de instituições que apoiou Portugal dominam”, segundo o deputado, estas legislativas. Como tal, é “indispensável uma apresentação de bons resultados nos próximos meses”, caso contrário a situação poderá ficar “ainda pior do que já está”.

“A região do Porto tem os mesmos problemas do país, só que os tem pior”, comentaRibeiro e Castro. O programa do CDS-PP para a região contempla os “problemas ligados à educação, o apoio ao grande potencial piscatório e agrícola” e um apoio “particular à saúde”, que contempla as “unidades de saúde familiar” e “os grandes equipamentos hospitalares”, narra o deputado.

De acordo com Ribeiro e Castro, “é preciso apoiar o crescimento da economia”, pois “não é possível resolver o problema financeiro com receita financeira nem austeridade”. Encontrar uma solução para reduzir o “esforço fiscal muito elevado exigido aos portugueses”, tornando-o “mais justo”, “não penalizar as famílias com filhos, apresentando “uma redistribuição fiscal amiga da família”, e apoiar as “empresas que possam criar emprego e aumentar o potencial de exportação” são algumas das soluções.

“José Sócrates tem um falso optimismo de negação da realidade”

“Estamos prontos para assumir responsabilidades na resolução definitiva de um problema que é mantido, mas que se agravou bastante com os governos de José Sócrates”, frisa o candidato do CDS-PP. “O Estado deve tanto quanto o país produz por ano”, reforça. O candidato do CDS-PP propõe “reduzir o gasto público, pagar os juros e empréstimos, repor a dívida e pôr a economia a crescer” para combater o despesismo.

“O primeiro-ministro tem o discurso errado para o momento errado”, entende. “José Sócrates tem um falso optimismo de negação da realidade, que tem contribuído enormemente para agravar a situação do país”, colmata.