“Apostamos muito em políticas públicas de apoio às famílias”, sublinha Sebastião Pinto cabeça de lista pelo círculo do Porto, do Movimento Esperança Portugal (MEP), e candidato às próximas eleições legislativas de 5 de Junho. Entre as medidas de apoio às famílias, o partido propõe o “cheque emprego família para os agregados familiares que têm todos os activos desempregados”, situação que afecta “cinco mil famílias”. Como contrapartida, as pessoas abrangidas pelo subsídio teriam “um emprego numa Instituição de Solidariedade Social” explica o candidato.

O apoio à infância e cidadãos seniores é, também, uma medida proposta pelo MEP “com uma cobertura a 100% do pré-escolar, a partir dos três anos até 2014”. É uma das medidas que exige muito investimento na educação das crianças mas, “que a médio e longo prazo, se vai reflectir na sociedade portuguesa”, foca o candidato.

“O Porto é um distrito com as mais altas taxas de desemprego e as nossas medidas vão muito nesse sentido”, refere o candidato do MEP. O partido propõe apelar à responsabilidade social das empresas através de “mecanismos de contratação e fomento da aplicação de modalidades de trabalho flexível e parcial para pessoas com filhos até três anos ou idosos a seu cargo”, menciona Sebastião Pinto.

Defensor da regionalização na área do Porto, o candidato do MEP refere que não se trata de uma “regionalização contra Lisboa”, mas sim em “criar um nível intermédio de decisão política que possa libertar o Estado de determinadas tarefas”. “Há um excessivo centralismo em Lisboa”, pelo que é necessário que se faça, não só, uma regionalização do Estado para as regiões, mas também “um alargamento das competências dos municípios para as regiões”, declara.

O MEP, criado em 2008, concorre pela segunda vez em eleições legislativas. “Como o nome indica, achamos que deve haver esperança numa renovação da classe política e dos políticos”, narra Sebastião Pinto, até porque “as pessoas perderam a confiança no Estado e nos políticos e é preciso renovar essa confiança”. Com esperança em eleger dois deputados, um por Lisboa e outro pelo Porto, o cabeça de lista do partido Esperança Portugal, o partido como “uma espécie fiel da balança” na Assembleia da República.