Paulo Portas, conhecido pelas suas visitas às feiras das várias cidades portuguesas, transpõe a sua alegria nesses espaços para o Facebook. Com cerca de 32 mil “amigos” a três dias das eleições, Paulo Portas tem uma produção diária que pode chegar às 12 publicações, como é o caso da segunda-feira que antecede as Legislativas de 5 de Junho.

Com alguns conhecimentos nesta rede social, Paulo Portas tem uma notória preocupação com o design da sua página, demonstrando sempre as cores e a imagem do partido. Com diferentes separadores, Portas dá a conhecer mais do que as fotografias das suas acções de campanha. O líder partidário redigiu, a todos os potenciais eleitores, uma mensagem com as suas ideias ideológicas adaptadas à situação portuguesa, que pode ser vista na sua página. Mas Paulo Portas não fica por aqui. Coloca, ainda, a agenda de campanha, dados sobre os cabeças de lista e fotografias dos mesmos com ligação para as suas páginas. No Facebook possui, ainda, um espaço designado para vídeos e outro para “Termos e Condições”.

É, aliás, nesse mesmo espaço que o candidato a primeiro-ministro afirma que a colaboração e participação activa do seu eleitorado é sempre bem-vinda, desde que esta não seja ofensiva e susceptível de violência.

Quanto à aposta multimédia do CDS, é possível verificar que o vídeo é o meio favorito. Na rubrica em que Portas surge sentado numa cadeira e com a cor azul como cenário de fundo, o líder partidário fala de forma informal sobre diversos temas. “Porque lhe chamam Paulinho das Feiras?”, “Porque é que os políticos não se entendem?”e “Qual a preocupação principal do CDS relativamente à questão social?”, são alguns dos temas abordados pelo candidato do CDS no
Facebook.

Com 138 álbuns de fotografias na sua página, Paulo Portas mostra-se um amante das imagens de comícios e arruadas pelo país fora. Com apenas 20 minutos de publicação, um dos álbuns de fotografias referente à acção de campanha em Albufeira conta com 59 “gostos” e oito comentários.

“Gosto desse sorriso de confiança. P’ra frente é o caminho”, lê-se na página do candidato. Um comentário amável de uma apoiante do partido que, tal como muitos outros, decidiu apoiar Paulo Portas. Por outro lado, sempre podem ler-se discrepâncias com as ideias do político: “Você quer é tacho, sr. Paulo Portas. No tempo em que foi ministro comprou os submarinos e depois pirou -se para os EUA para ver se os portugueses se esqueciam”. Mas uma apoiante da ideologia do CDS contesta, dizendo que “é engraçado que os portugueses se lembrem dos submarinos, mas não é por causa deles que vamos ao fundo”.

Com curtas publicações diárias no Twitter, o CDS-PP aproveita as potenciabilidades desta rede para difundir as ideias, frases e medidas do seu líder. Com uma média de oito pensamentos diários, o partido não aposta na divulgação de vídeos nem fotografias, apenas de palavras proferidas por Paulo Portas.