Em suma, mais do mesmo. Isto é, uma vitória clara da direita, no distrito Porto, sobre a esquerda. É certo que quem votou (993.006 eleitores) representou pouco mais de metade (63,22%) dos votantes inscritos (1.570.611 eleitores), e que os votos em branco e nulos, juntos, atingiram 3,73 pontos percentuais, mas não foi isso que impediu a derrota do Partido Socialista.

Desta forma, os números oficiais no Porto, dos cinco partidos com assento parlamentar que, segundo o portal “Legislativas 2011“, contribuíram para engrossar a vitória social-democrata no país, foram os seguintes: PSD – 39,14% ; PS – 32,03%; CDS – 10%; CDU – 6,23%; BE – 5,3%. Quanto aos partidos mais pequenos, destaque para o PCTP/MRPP e para o PAN que obtiveram, cada um, perto 1% das preferências.

Daqui se conclui que, à imagem do resultado nacional, os resultados da direita superiorizaram os da esquerda. Isso também se reflecte no número de deputados eleitos neste círculo do Porto, com o PSD a instituir 17 deputados, o PS 14, o CDS quatro, a CDU e BE dois deputados cada.

Resultados nos concelhos

No que diz respeito aos números das legislativas nos concelhos do distrito do Porto, o cenário é quase sempre o mesmo: vitória folgada do PSD. Contudo, ainda existe espaço para outros desfechos. Por exemplo, Santo Tirso e Matosinhos foram os dois únicos concelhos que deram vitórias ao PS. Ainda assim, fizeram-no por uma margem mínima. No caso de Santo Tirso, apenas 685 votos fizeram diferença na atribuição do primeiro lugar aos socialistas.

Os restantes resultados deram sempre a vitória ao PSD, ainda que com três variantes possíveis: vitória renhida, vitória tranquila ou vitória folgada. Relativamente a esta última possibilidade, o PSD teve Paredes, Marco de Canaveses, Trofa, Paços de Ferreira e Póvoa de Varzim como principais bastiões. Na terra dos “poveiros”, a vantagem social-democrata foi de mais de 20 pontos percentuais (PSD – 48,44%; PS – 22,93%).

Mas nem tudo foram vitórias folgadas. Em Lousada, Felgueiras e Baião, o PSD teve de “suar” para vencer. No caso de Baião, apenas 119 votos marcaram a distância para o PS. Quanto ao concelho do Porto, a vitória do PSD foi tranquila (PSD – 38,37%; PS – 27,99%).

As freguesias do Porto

Nas 15 freguesias apuradas no Porto, dez elegeram PSD, cinco deram o triunfo ao PS. No que diz respeito às vitórias do PSD, o destaque vai para Nevogilde, que deu 52,87% dos votos aos sociais-democratas e apenas 29,88% ao…CDS. Nesta freguesia, o PS foi terceiro classificado com 8,47% das preferências. Uma vitória absoluta da direita.

Nas restantes freguesias que preferiram o PSD, destaque para os números obtidos em Cedofeita (PSD – 44,23%; PS – 22,86%), com uma diferença de mais de 20 pontos percentuais entre sociais-democratas e socialistas. Em Ramalde, Massarelos, Paranhos, Santo Ildefonso e Bonfim, a diferença entre PSD e PS foi sempre de mais de dez pontos percentuais.

As únicas freguesias que deram vitória aos socialistas foram Miragaia, Vitória, São Nicolau, Campanhã e Sé, sendo que esta última deu uma vantagem ao PS sobre o PSD de mais de 20 pontos pecentuais (46,28% / 25,55%). Ainda assim, não chegou para contrariar a onda laranja.