Com uma expansão gradual registada desde os anos 70, o sector português do calçado, através da qualidade dos produtos e da resposta às exigências da procura de cada mercado, tem aumentado o seu carácter competitivo, com uma penetração crescente no mercado europeu.

“Tradição e saber acumulado”. Dois elementos que, para a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), têm acompanhado várias gerações no sector do calçado, através do “design vanguardista” e da utilização de tecnologia de ponta “não renegando a tradição”, refere fonte da associação.

Actualmente, a indústria do calçado mostra sinais de estabilidade, pelo que a APICCAPS assegura que “o sector está bem e recomenda-se”, apresentando “uma exportação de produção de 95% para mais de 130 países distintos”, o equivalente a “70 milhões de pares de calçado”, no valor de “1.300 milhões de euros anuais”, destaca a APICCAPS.

Em Portugal, há sectores de actividade que conseguem contornar a crise

O JPN publicou um conjunto de peças relativas a alguns dos sectores de actividade em Portugal que, apesar da crise económica, continuam a mostrar sinais positivos de desenvolvimento. A cortiça, os têxteis, o calçado e as energias renováveis são algumas das indústrias que tentam e conseguem, por vezes, contornar a crise.

“A Europa é, por excelência, o mercado para as empresas portuguesas”. A Alemanha, França, Reino Unido e Espanha são mercados “absolutamente estratégicos” para a indústria do calçado, refere a APICCAPS. Contudo, o sector está reforçar simultaneamente “a presença num conjunto de novos mercados com bom potencial de crescimento”, do qual faz parte o Japão, a Rússia, Angola e os Países Árabes.

Sendo o sector que “mais contribui para a balança comercial portuguesa”, através de um “saldo positivo na ordem dos 800 milhões de euros por ano”, é, ainda, o “sector mais internacionalizado da economia nacional”, apesar de, nos últimos anos, o crescimento da economia portuguesa ter sido moderado, sublinha a APICCAPS.

Crescimento sustentável

Com cerca de 1.300 empresas nacionais e, sensivelmente, 40 mil trabalhadores empregados, o calçado é um sector que “tem vindo a crescer de forma sustentável ao longo dos anos”, apresentando, nos últimos quatro meses, “1.200 contratações novas”, destaca fonte da APICCAPS.

Para além do panorama de empregabilidade positivo nos últimos anos, “o sector tem migrado a sua produção para segmentos de mercado de cada vez maior valor acrescentado”. Desta forma, a APICCAPS conta que “tem apostado no desenvolvimento de produtos inovadores com base em matérias-primas altamente diferenciadoras” e “na contratação de profissionais altamente qualificados nas áreas comerciais e do design”, o que tem causado um “aumento sistemático das exportações”. Algo que, para a APICCAPS, permite “vislumbrar um futuro risonho”.