A partir de hoje, quinta-feira e até 18 de Junho, o Porto vai receber o Portugal Criativo@Porto 2011. Este evento é organizado pela Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas (ADDICT) em parceria com a Fundação da Juventude. O objectivo do evento é discutir e apresentar as mais recentes tendências do sector das Indústrias Criativas.

A organização da iniciativa, no seu site, acrescenta que o Portugal Criativo tem “a missão de reflectir, celebrar e manifestar a criatividade”, cujo objectivo fundamental é “lançar o desafio de desenvolver e apostar na qualidade e diferenciação dos criativos e do sector em que trabalham”.

Através deste evento pretende-se “pontuar a agenda das Indústrias Criativas a nível regional, nacional e internacional” e atribuir uma maior notoriedade internacional, novas possibilidades de negócio e crescimento do cluster de indústrias criativas em construção na Região Norte de Portugal.

Cláudia Leitão, secretária de Estado da Economia Criativa do Ministério da Cultura do Governo do Brasil, Fernando Freira de Sousa, do Comité de Assuntos Culturais da Comissão Europeia e Ana Teresa Lehman, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) são algumas das presenças confirmadas.

O Portugal Criativo é uma iniciativa dirigida a agentes do sector das Indústrias Criativas, nacionais e internacionais, empresários, estudantes, criativos, académicos, opinion makers e gestores políticos. A organização espera mais mil pessoas a associarem-se ao programa durante os três dias em que decorre o evento.