“Sinto-me muito feliz, mas muito cansado”. Foram estas as primeiras palavras do novo campeão europeu de bilhar às três tabelas. Sobre o jogo em si, Dick Jaspers começou por dizer que “a final não teve a qualidade que esperava”. “Mesmo assim, vencer um jogador como o Eddy Merckx por 3-0 é um excelente resultado para mim”, considera o holandês.

O momento-chave foi, diz, a conquista do segundo set. “Estava em boa posição para fechar o jogo [14-11], mas depois tive três jogadas consecutivas sem pontuar. O Eddy podia ter recuperado, mas não foi capaz. Eu senti-o cansado, não estava a exibir o seu melhor jogo e isso tornou as coisas mais difíceis para ele”, explica.

Dick Jaspers é o líder do ranking mundial. Todavia, diz não se senir “o mais forte do Mundo”. “Sou apenas um de muitos bons bilharistas”, remata.

Por seu lado, Eddy Merckx aceitou a derrota e reconheceu os erros. “Foi um jogo complicado. Todos os sets estiveram ao meu alcance, pois as diferenças não foram muito grandes. Até estive na liderança em algumas ocasiões. Porém, cometi alguns erros, algumas falhas de concentração que foram determinantes. Enfim, é o bilhar”, acrescenta.

O bilharista belga, 2.º no ranking mundial, teve de se contentar com a medalha de prata. Merckx e Jaspers, dois dos nomes que vão dar que falar na Taça do Mundo que se vai realizar em Matosinhos já a partir do dia 27.