Esta terça-feira, Dia Mundial do Skate, são muitos os apaixonados por esta “tábua” que se juntam para partilhar a paixão. No Porto, desde há dois anos que a Clandestina e a Kate, duas skateshops, organizam um encontro no Go Skateboarding Day, para o qual todos os skaters estão convidados e no qual libertam a sua energia sobre rodas por toda a cidade Invicta.

“Neste dia, por norma, tentamos realizar isto pela cidade do Porto”, explica Eduardo Viterbo, da loja Clandestina. E o percurso já está traçado: os apaixonados deste desporto partem do skatepark da Maia, às 11h00, seguindo depois para a Praça dos Leões, onde vão se juntar ainda mais skaters, passando pela Casa da Música e de volta ao skatepark da Maia, onde termina a viagem sobre rodas.

O encontro neste Go Skateboarding Day “não é difícil de realizar”, pois há uma grande colaboração entre as duas lojas. “Juntos fazemos tudo pelo skate e temos sempre um bom resultado”, afirma Eduardo Viterbo, esperando que “sejam muitos mais do que o ano passado” os participantes neste encontro, que em 2010 juntou mais de 100 skaters.

O skate é “for fun”, mas há quem não entenda

O responsável pela Clandestina, que também é fã do skate, refere que, no Porto, “o Go Skateboarding Day consiste principalmente em se divertir o máximo possível, porque o skate é ‘for fun’, como se costuma dizer”. Além disso, esta terça-feira pretende-se “andar de skate no máximo de sítios possiveis” para que “as pessoas vejam realmente” que os skaters são muitos e vão “sendo cada vez mais de ano para ano”.

E, para Eduardo Viterbo, “os skaters estão a ser entendidos cada vez melhor”. Mas ainda há quem não compreenda que este é um desporto como outro qualquer, sem classe social ou idade obrigatórias e que se faz por divertimento, mas também por paixão e a sério. “O grande problema vem da população mais idosa”, explica, dizendo que, “estes não querem entender os skaters“.

Apesar de, para Eduadro Viterbo, eventos como o Go Skateboarding Day “não mudarem mentalidades, porque os outros “não sabem o que implica ‘o andar de skate‘”, esta é uma iniciativa com significado para todos os skaters do Porto, e este é o dia em que a importância do skate promete ser celebrada um pouco por todo o Mundo.