A 9ª edição do festival Marés Vivas arranca a 14 de Julho. O cartaz já é conhecido para os 3 dias do evento, mas ontem à noite, quarta-feira, o Convento Corpus Christi em Vila Nova de Gaia abriu as portas para receber os convidados da festa de lançamento do festival.

Um evento com a casa cheia que serviu de “confraternização para toda a família Marés Vivas”, como garantiu ao JPN Jorge Silva, da organização do festival. Depois de no ano passado terem passado pelo recinto do Marés Vivas cerca de 65 mil pessoas, as expectativas para a 9ª edição são as melhores. “Fizemos um cartaz forte e julgamos que não vamos fugir dos números das edições anteriores”, acredita Jorge Silva.

Ao longo de 3 dias nomes como Moby, Skunk Anansie, Tindersticks ou Mika vão passar pela
praia do Cabedelo. Depois de 8 edições cheias de música, Jorge Silva garante que a “maior vitória é trazer Manu Chao ao festival. Já há 3 anos que o “perseguíamos” e este ano conseguimos trazê-lo”.

Um festival urbano que “afirma Vila Nova de Gaia nas suas vertentes turística e cultural. A cidade é falada em todo o país e também no estrangeiro”, diz Firmino Pereira, vereador da Câmara de Gaia.

Mudança de local

Entre os dias 14 e 16 de Julho, o Marés Vivas vai levar até à praia do Cabedelo milhares de festivaleiros. Mas com os novos projectos urbanísticos pensados para o local onde é realizado
o festival, já se pensam em alternativas para edições futuras. Para Jorge Silva não há dúvidas algumas de que o evento “vai continuar em Gaia”.

Para Firmino Pereira, o novo espaço já está “praticamente seleccionado: em princípio no Areinho em Oliveira do Douro, ou seja, um espaço com maior capacidade”.

A menos de um mês do início do festival, as expectativas são elevadas. Firmino Pereira garante que “Gaia está de parabéns ao continuar a apostar neste festival que, hoje em dia, marca o panorama dos festivais de verão no nosso país”.

Para Jorge Silva, o importante nesta 9ª edição é “mantê-lo [Marés Vivas] como o maior festival do Norte do país”.

Ao longo de 3 dias mais de 2 dezenas de artistas nacionais e internacionais vão subir ao palco do Marés Vivas. Os bilhetes já estão à venda e podem ser comprados por 25 euros (diário) ou por 50 euros o passe para os 3 dias. O festival volta à praia do Cabedelo, em Vila Nova de Gaia, nos dias 14, 15 e 16 de Julho.