Desde domingo, 26 de Junho, até 3 de Julho, Espinho tem muito mais para oferecer do que apenas sol e praia. O Fest – Festival Internacional de Cinema Jovem, organizado pela Associação Cultu¬ral Fest, está de volta.

O evento, que vai já na oitava edição, pretende “promover o trabalho de jovens criadores do mundo inteiro”, e por isso, o Fest 2011 promete ser o maior de sempre.

Este ano, há um maior número de obras em competição: sete longa-metragens e 70 curtas-metragens. Portugal aparece em grande força, com o maior número de participações nacionais no Fest, apresentando 11 obras cinematográficas.

O Fest é, também, reconhecido pelo programa Training Ground. Os workshops do Fest 2011 vão ser orientados por profissionais reconhecidos da área do cinema, como o português Eduardo Serra, director de fotografia nomeado para dois Oscars pelos filmes “As asas do amor” e “Rapariga com brinco de pérola”, e aclamado pelo seu trabalho em fitas como “Harry Potter e os talismãs da morte”. O Training Ground vai contar ainda com a presença de Scandar Copti, realizador palestiniano e Colin Arthur, responsável pelos efeitos especiais do filme “2001 Odisseia do espaço”, entre muitos outros.

Ainda no festival deste ano vai ser possível assistir a “Istanbul Express”, exibido pela segunda vez a nível mundial, e que contou com a colaboração de 60 profissionais do cinema que viajaram de comboio pela Europa para produzirem curtas-metragens sobre a multiculturalidade possível de ser encontrada neste continente.

Durante uma semana, quem for um fã de cinema e de tudo o que compõem a área cinematográfica, pode viver mais de perto essa paixão no Centro Multimeios, em Espinho, no Fest 2011.