A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) já anunciou que a partir desta segunda-feira, 27 de Junho, a sua rede de madrugada vai sofrer alterações em conjunto com os novos horários de verão. As mudanças, segundo a empresa, ocorrem pela análise dos novos hábitos dos clientes.

Em comunicado, a empresa faz saber que “considera que a adaptação à mudança dos clientes será facilitada com clima mais agradável” e vai responder “a critérios de optimização da gestão dos recursos com salvaguarda do serviço público social”.

Com as mudanças, o horário nocturno altera-se da 01h00 às 06h00, para passar a funcionar das 00h00 às 05h30. Segundo a STCP, os horários nocturnos vão adaptar-se às alterações e as viagens diurnas vão iniciar-se mais cedo em várias linhas. A linha que liga ao aeroporto Francisco Sá Carneiro vai ser prolongada, existindo agora um serviço de madrugada (3M) e a supressão de Aliados-Francos (2M) e Aliados-Codiceira (6M).

No entender da transportadora, estas alterações vão garantir “sempre o serviço social praticado” e vão abandonar “trajectos em que a procura registada é diminuta”. Desta forma, a empresa pretende conseguir uma rede mais adaptada aos pólos mais procurados durante a noite.