A Universidade do Porto (UP) recebeu uma Medalha de Mérito Municipal de Ensino oferecida pela Câmara Municipal de Vila do Conde. A cerimónia aconteceu na última sexta-feira, 24 de Junho, em Vila do Conde, e contou com a presença do vice-reitor da UP para a Investigação, Desenvolvimento e Inovação, Jorge Gonçalves.

A medalha surge pelo reconhecimento da excelência dos serviços prestados pela UP no âmbito do Campus Agrário de Vairão e é uma forma de a autarquia agradecer a Universidade do Porto o trabalho desenvolvido naquele espaço. A entrega da medalha foi inserida na cerimónia oficial de atribuição de medalhas de mérito municipal que distinguem personalidades ou instituições pelo contributo a Vila do Conde.

O Campus de Vairão foi inaugurado em 1994 e, a partir daí, surgiram as licenciaturas de Medicina Veterinária e Ciências Agrárias, em 1996. Hoje em dia, o Centro de Investigação em Biodiversidade (CIBIO) e o Centro de Estudos de Ciência Animal (ICETA) também se encontram naquele campo. Durante este ano, o campo vai ter o novo Pólo de Ciências e Tecnologias Agrárias e Veterinárias da UP, assim como um pólo do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade (UPTEC) do Porto. O espaço que envolve o Campus de Vairão conta com uma área com infra-estruturas de natureza museológica, agrícola, ensino e investigação.