Os resultados preliminares dos Censos 2011, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), revelam que a população portuguesa na altura do momento censitário, 21 de Março de 2011, era de 10.555.583 pessoas. Estes dados indicam que o crescimento em Portugal foi de 1,9%. O maior crescimento verificou-se no Algarve, Lisboa, Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, sendo que no Norte não se verificaram alterações relativamente aos resultados de 2001. Já as regiões do Centro e Alentejo registaram um decréscimo populacional.

O INE refere que “na última década tornou-se mais evidente a deslocação da população residente para a Área Metropolitana de Lisboa ou para os municípios vizinhos do de Lisboa”. A contrariar esta tendência estão os municípios do interior que “perdem população”, o que aponta para a “desertificação”. Cerca de 35% da população reside na região Norte, 27% na Região de Lisboa e 22% na Região Centro. Os municípios com maior crescimento da população residente foram Santa Cruz, na Madeira, Mafra e Alcochete, enquanto aqueles em que se verificou um maior decréscimo foram Alcoutim, Armamar e Idanha-a-Nova.

O relatório do instituto revela que existiu um aumento de 12% no número de famílias. No entanto, o número médio de pessoas por família desceu para os 2,6. Existem 4.079.577 famílias constituídas, segundo o INE.

Na região Norte vivem 3.689.713 indivíduos, o que permite concluir, comparando com os resultados dos censos anteriores que, na última década, a “população da região praticamente não se alterou, invertendo uma tendência de crescimento verificada nas últimas décadas”.

De acordo com o publicado pelo INE, estes resultados preliminares resultam “das contagens das unidades estatísticas (edifício, alojamento, família e indivíduo) apuradas durante o processo de recolha dos questionários em papel e das respostas efectuadas pela Internet”.

O XV Recenseamento Geral da População e o V Geral da Habitação foram realizados pelo INE com a colaboração das autarquias locais, cujos resultados se referiam ao dia 21 de Março de 2011 (momento censitário). Os trabalhos de campo, de acordo com o INE, decorreram entre 7 de Março e 24 de Abril e o encerramento de toda a actividade de verificação e controlo a nível local ficou concluída no final do mês de Maio.