A celebração é recente mas o dia 30 de Junho é já uma data assinalada à escala mundial para celebração das Redes Sociais. Em Portugal, o Social Media Day teve, esta quinta-feira, a sua segunda edição, um evento onde cerca de 50 oradores e outras dezenas de pessoas se deslocaram à Exponor para discutir e ouvir falar de redes sociais.

Coube ao presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, dar o mote para um fim de tarde descontraído e informal. Ao longo de três horas e em três áreas distintas, os oradores convidados procuraram trazer, em palestras de cinco minutos, ensinamentos, experiências e relatos da forma como as redes sociais estão a mudar. Em suma, vozes e visões muito plurais sobre aquilo que representam as redes sociais em Portugal.

Pedro Teichgraber, Tito de Morais e Miguel Neiva foram alguns dos nomes que marcaram presença no evento. Jornalista da RTP e grande entusiasta do mundo digital, Pedro Teichgraber referiu que “os órgãos de comunicação social puxam, cada vez mais, a notícia para a Internet”, pelo que, agora, nos devemos adaptar a “maneiras diferentes de ver TV ou ouvir rádio, por exemplo”, estando tudo isto a evoluir de dia para dia.

Tito de Morais, fundador do site “Miúdos Seguros Na Net“, levou ao Social Media Day um pouco da sua história de vida sobre as redes sociais. Para o orador, “as redes sociais sempre existiram assumindo, nos dias de hoje, apenas a sua vertente online”. O importante será estabelecer “as diferenças determinantes entre as redes sociais online e as tradicionais”.

Diferente dos oradores anteriores, Miguel Neiva falou do seu projecto pessoal como criador do Color ADD, um código gráfico que permite aos daltónicos poder distinguir as cores no computador. Este é um projecto único no Mundo e está ser investigado há cerca de oito anos. Para gáudio do seu criador, o Color ADD está a ter grande receptividade no estrangeiro e é já referenciado como uma das invenções que irá mudar o Mundo nos próximos tempos. No final, Miguel Neiva confessou que o seu próximo desafio é falar do projecto a Mark Zuckerberg, criador do Facebook, uma vez que o inventor da maior rede social do planeta também é daltónico.

Evento ultrapassou as expectativas da organização

O Social Media Day sofreu uma evolução desde a sua primeira edição em 2010 e a edição deste ano superou as expectativas da organização. Para Pedro Caramez, da organização, um evento deste tipo foi “a forma mais feliz” que encontraram de “levar gente de todo o país até ao Porto para partilhar aquilo que sabe”.

“Tivemos uma enorme adesão por parte de todas as pessoas, o que foi um balanço muito positivo”, reconheceu Caramez. Quanto ao futuro, ficou no ar o desejo de fazer um evento ainda maior e Pedro Caramez traçou o caminho: “Restam-nos fazer as parcerias certas para dar um salto ainda maior do que aquele que demos da primeira para a segunda edição”.