A Associação de Utentes dos Comboios de Portugal manifestou-se contra a interrupção do serviço ferroviário entre Porto e Vigo, que foi feita, segundo comunicado da associação, “sem qualquer aviso prévio ou consulta aos clientes”. Desta forma, entende, desaparece “a única ligação ferroviária entre a Galiza e o Norte de Portugal”. A informação da suspensão foi transmitida recentemente em algumas estações da linha e terá início a 10 de Julho.

A CP alega “falta de condições” para justificar o sucedido e disse à associação que a interrupção se deve a “obras”, situação em que a associação não acredita, chamando de “desculpa de ocasião”.

“Não deixa de ser trágico que, no ano em que à volta da ponte rodoferroviária de Valença -Tui se comemorou já o seu 125º aniversário ao serviço das duas regiões, se anuncie o fim do comboio Porto-Galiza”, refere a associação, em comunicado. Esta medida é, de resto, encarada pela mesma como “uma agressão à mobilidade” da região, depois da “introdução de portagens na A28”.

“Não é compreensível nem aceitável que um serviço ferroviário (já histórico), que resistiu por muitas décadas a guerras, ditaduras, crises graves e fronteiras controladas, venha agora ser bruscamente interrompido”, termina.

Por sua vez, o PCP encara a medida como um “ataque às funções sociais do Estado e aos serviços e empresas públicas”, resultado da aplicação dos “sucessivos PEC’s” que tem sido notada “de forma particularmente gravosa no distrito do Porto”.

Como tal, Direcção da Organização Regional do Porto (DORP) do PCP manifestou o seu “protesto pelo fim da ligação ferroviária”, lembrando que “esta ligação foi alvo de diversos ataques ao longo dos últimos anos” e que a decisão “agrava os custos e as dificuldades de mobilidade da população da região”. O PCP relembra, igualmente, a implantação de portagens nas SCUT, que se tornaram um obstáculo “à mobilidade e ao desenvolvimento económico da região”. “A cegueira dos cortes, sem se olhar às consequências, originará, também aqui, um contributo para o agravamento da recessão económica e dos problemas sociais”, diz em comunicado a DORP.

O grupo parlamentar do PCP promete, igualmente, apresentar um projecto de resolução esta semana, que “recomendará ao governo a modernização da ligação ferroviária de passageiros e mercadorias entre Porto e Vigo”, bem como “medidas no sentido da valorização desta ligação”.