“Como o projecto que está a ser estudado para a antiga escola primária do Alto da Fontinha continua atrasado, a câmara decidiu conceder ao nosso projecto uma licença provisória de utilização do espaço!”, pode ler-se no blogue do movimento Es.Col.A. “Nem mais nem menos, foi esta a resposta que a vereadora Guilhermina Rego transmitiu esta manhã à delegação da Es.Col.A.”, consta.

Os “okupas” do movimento Es.Col.A. – Espaço Colectivo Autogestionado, utilizava o espaço, desde Abril, para o desenvolvimento de projectos educativos para crianças. A 10 de Maio, a antiga escola primária, sita na Rua da Fábrica Social, foi encerrada pela Câmara Municipal do Porto e os “okupas” foram despejados.

Depois de uma carta aberta ao presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, e de a vereadora do Conhecimento e Coesão Social, Guilhermina Rego, ter proposto a realização de uma reunião com o movimento, este resultado agrada aos “okupas” que vão, ainda, “analisar as cláusulas do contrato”. A licença de utilização é válida, apenas, até Dezembro de 2011.