De 6 a 8 de Julho vai estar em marcha a primeira edição do “Open Days”, uma iniciativa que quer discutir a Euro-região Galiza-Norte de Portugal. Vários eurodeputados, dirigentes da Comissão Europeia, governantes e diversas personalidades vão marcar presença em debates sobre a ciência, o empreendedorismo, o mar e o turismo. As indústrias criativas e a automóvel, assim como a nanotecnologia, são outros dos temas que vão ser debatidos.

Esta iniciativa acontece à semelhança do evento anual “Open Days- Semana Europeia das regiões e das cidades”, com o intuito, de acordo com o comunicado da organização, da “partilha de experiências no domínio do desenvolvimento regional e da cooperação entre as regiões”.

Nesta primeira edição do “Open Days”, a iniciativa acontece em três regiões diferentes. A 6 de Julho em Vigo, a 7 em Braga, no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e, a 8, no Porto, na Casa da Música.

“As apostas regionais e o desafio da estratégia ‘Europa 2020′” são, segundo a organização, o destaque central da iniciativa, tendo em conta os temas como o empreendedorismo, a nanotecnologia ou o turismo.

O evento é organizado pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Galiza- Norte de Portugal, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Xunta de Galicia. Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto, e os antigos eurodeputados Elisa Ferreira e José Manuel Fernandes vão marcar presença no evento no Porto e em Braga.