A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai ser palco da Gala do Desporto, esta sexta-feira, 15 de Julho, pelas 21h00. A UP vai homenagear os mais de 300 atletas de 25 modalidades que representaram a instituição de ensino ao longo do ano lectivo.

Por mais um ano, a Universidade do Porto voltou a liderar a tabela de medalhas dos Campeonatos Nacionais Universitários, arrecadando 115 medalhas de ouro em 8 modalidades como golfe, atletismo ou natação.

A 3.ª edição da Gala do Desporto da UP vai contar com a presença de José Marques dos Santos, reitor da Universidade do Porto, numa organização do Gabinete de Actividades Desportivas da UP (GADUP). Ao todo são 28 os nomeados, para sete diferentes categorias. Vão ser também apresentados, na cerimónia, os equipamentos desportivos para o próximo ano.

Nélson Puga, antigo estudante do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, praticante internacional de voleibol durante 20 anos, vai receber uma menção honrosa de “Mérito Desportivo”. Nélson iniciou a sua actividade desportiva no antigo CDUP e é, actualmente, director do Departamento Médico do Futebol Clube do Porto.

A pré-época é o momento ideal para homenagear os atletas que mais se distinguiram ao longo do ano lectivo. Para memória ficam as 41 medalhas de ouro, 41 de prata e 33 de bronze alcançadas pelos altetas da Universidade do Porto.