A cidade do Porto pode ter, nos próximos tempos, um Centro Lúdico e Cultural cujo tema seria os Descobrimentos. Esta é a proposta da Câmara Municipal do Porto (CMP), que pretende construir o centro na zona histórica do Porto e que vai ser discutida, esta terça-feira, em reunião camarária.

O objectivo é, de acordo com a proposta a que a Agência Lusa teve acesso, abrir um concurso público para seleccionar o projecto que “melhor enalteça a Epopeia Marítima Portuguesa e que melhor promova a atracção turística da cidade”. Depois de escolhido o trabalho vencedor, este vai ser sujeito a uma candidatura para obter financiamento e, caso o obtenha, o município “avançará para o procedimento de ajuste directo para a concretização dos trabalhos de concepção, com o autor da proposta vencedora do concurso”.

A autarquia pretende que o Centro Lúdico “distinga as personagens do período de expansão marítima com maior ligação histórica à cidade do Porto” e na proposta é salientado o património que a cidade possui mostrando o seu contributo para o “desenvolvimento da Epopeia Marítima Portuguesa”. O presidente da CMP, Rui Rio acrescenta ainda, na proposta, que os Descobrimentos iriam ser “um importante factor de atracção como elemento cultural de elevado potencial turístico”.