O sentimento era comum à equipa que pensou e criou a DesignTV: a necessidade de “potenciar o design português enquanto activo cultural, social e económico”, explica Paula Sousa, directora do projecto. “Sentimos que o design ainda não está devidamente ampliado comparado com a sua potencialidade”, diz, salientando a importância de um projecto que quer contribuir para a divulgação do sector.

Lançada a 13 de Julho na Internet e com sede em Leça do Balio, Matosinhos, a DesignTV conta com quatro separadores de conteúdos – Carácter, Marcas, Eventos e Trends – “100% activos”. Mas já estão, segundo Paula Sousa, a ser idealizados novos separadores para a plataforma.

Apesar de ser um projecto pensado apenas para a Internet, Paula Sousa garante que “já estão a ser efectuados contactos com canais televisivos, quer de sinal aberto, quer de cabo, no sentido de estabelecer parcerias” para promover o sector junto de um público mais abrangente.

Enquanto projecto “único e criativo”, o novo canal quer “espelhar a excelência do design português” para toda a sociedade e não apenas junto de profissionais do sector. “Colocar o desing na agenda governamental” e dinamizá-lo “nas mais variadas áreas” é uma meta a alcançar pela DesignTV, um canal de que se pode esperar “reportagens e artigos de referência de carácter informativo e educativo sobre as principais tendências” do sector.

Disponíveis no site estão já entrevistas a jovens criadores portugueses, assim como sugestões de design “made in Portugal” e reportagens sobre eventos.

A página do Facebook conta já com mais de 2.300 seguidores e DesignTV usa esta rede social para divulgar notícias desde o lançamento, “que superou todas as expectativas”, como se pode ler no mural.