Cerca de seis mil pessoas e outras tantas bicicletas são esperadas na 5.ª edição do World Bike Tour (WBT), que se realiza a 31 de Julho entre a Ponte da Arrábida e Matosinhos.

O percurso, de 13 quilómetros, começa às 11h30, na Ponte da Arrábida, vai pelo Cais de Gaia e pela ribeira e marginal do Porto até ao Passeio Atlântico, Matosinhos.

O objectivo do evento é promover a inclusão, o desporto, a saúde e o ambiente. Para participar, tem que ser paga uma taxa de inscrição no valor de 70 euros. O pagamento dá direito à participação na prova e a uma bicicleta. A prova é organizada pelo Instituto da Droga e Toxicodependência e pela Sportis.

O Centro de Congressos e Desporto de Matosinhos vai receber, entre os dias 27 e 30, a Feira WBT, onde, entre as 10h00 e as 20h00, todos os participantes têm de se dirigir para confirmar a inscrição e levantar o kit de participação. Também a 30 vai realizar-se uma prova destinada a 200 crianças com menos de 12 anos, no Passeio Atlântico, em Matosinhos.

Cortes na circulação

A 5.ª edição do WBT, a 31 de Julho, vai obrigar ao encerramento da ponte da Arrábida no sentido Francos/Arrábida, entre as 23h00 de dia 30 e as 17h00 do dia 31.

A A28 também vai ser encerrada no sentido Francos/Arrábida, entre o nó de Francos e o nó de Arrábida Sul (Afurada), os ramos do nó de Francos que dão acesso ao sentido Francos/Arrábida e o ramo de acesso à A28 no nó da Boavista e no nó do Campo Alegre.

O acesso à Via de Cintura Interna (sentido Lisboa) do trânsito vindo da Avenida da Boavista (sentido ascendente) também vai ser vedado.