O ciclo “5 anos de Plano Director Municipal” está quase a chegar ao fim. Para a última sessão foram convidados o geógrafo José Rio Fernandes e Marques dos Santos, reitor da Universidade do Porto. Durante o ciclo, organizado pela Campo Aberto, foi debatida a importância do PDM, dando espaço aos cidadãos para darem a conhecer as suas opiniões e soluções para alguns dos problemas da cidade.

Nos “fóruns abertos” criados pela Campo Aberto, uma associação ambientalista, estiveram presentes diversos representantes de partidos, bem como figuras da cidade do Porto, que, em conjunto com os cidadãos comuns, estudaram e falaram sobre questões ambientais.

Nesta sessão será debatido o papel do Porto no Esquema de Desenvolvimento do Espaço Comunitário, a importância do planeamento e quais os principais desafios a enfrentar nas áreas ambiental, económica e social. Na mesma medida, será, também, discutido o papel da Região Norte enquanto parte de um país na periferia da Europa, que persegue “o nível de competitividade europeu” e está em “processo de reestruturação económica e urbana”, como pode ser lido no site da Campo Aberto.

A última sessão realiza-se no Clube Literário do Porto hoje, quarta-feira, às 21h30.