A empresa que lidera o projecto revelou à Agência Lusa que “as obras estão a decorrer como previsto, com conclusão no segundo semestre de 2012”.

A ocupação dos espaços comerciais continua dependente de “negociações com vários interessados”. A empresa ainda não se encontra “em condições de revelar qual a solução”.

As obras de reabilitação da Praça de Lisboa começaram em Julho de 2010, quando a empresa obteve a “licença para início dos trabalhos de demolição e reforço de estrutura” do empreendimento. Em Novembro, quando entregou à Câmara Municipal do Porto os projectos de especialidades da recuperação, a empresa acreditava que a conclusão do projecto tivesse marcada para antes do verão de 2011.

O projecto da Praça de Lisboa comporta um investimento de seis milhões de euros. Previa-se que a livraria Byblos ocupasse grande parte do espaço, mas a insolvência da empresa tem atrasado o processo de reabilitação da Praça.

Desenvolvido pelo arquitecto Pedro Balonas, o projecto de arquitectura prevê a criação de uma estrutura em betão e vidro, fechada, com fachadas ondulantes. Está ainda pensada a instalação do Polo Zero da Federação Académica do Porto (FAP) na Praça de Lisboa.