Na STCP (Serviço de Transportes Colectivos do Porto), o título de transporte ocasional mais vendido vai sofrer um aumento de 20% a partir de 1 de Agosto.

O título T1 de 10 viagens, que custa actualmente 7,50 euros, vai passar para os 9 euros. Este bilhete é “o de menor valor da STCP”, assumindo “86% das vendas dos títulos ocasionais monomodais”, explica a empresa à Agência Lusa.

O bilhete comprado nos autocarros e a assinatura mensal dos reformados e pensionistas para a deslocação na cidade do Porto sofrem o segundo maior aumento: 16,67%. O título “A – 3º Idade/Reformados e Pensionistas” custava 12 euros, passando agora para os 14 euros.

O “Título de Bordo – Agente Único” passa dos 1,50 euros para os 1,75 euros, sofrendo um aumento também de 16,67%.

O passe de estudante sofre um dos aumentos menos elevados (9,26%), passando dos 27 euros para os 29,50 euros.

Quanto ao Andante, o novo tarifário intermodal, que integra a Metro do Porto, STCP e CP, vai sofrer o maior aumento nas assinaturas. As assinaturas mensais Andante Z2 vão sofrer um aumento de 15,9%, passando de 24,5 para 28,4 euros.

Os Andante Multiviagem Z2, os mais utilizados no Metro do Porto, terão um aumento de 10%: sobem de 1 euro para 1,10 euros.