As Tripas à Moda do Porto vão estar em votação para vencer as 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. Para promover o prato típico nortenho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Confraria das Tripas e o Restaurante D. Tonho organizam um mega-almoço à beira rio, a realizar a 30 de Julho, pelas 13h00. Rui Veloso e Rosa Mota são os padrinhos do evento e o historiador Germano Silva, o mandatário. A Comissão de Honra da iniciativa conta com personalidades como Alcino Soutinho, Artur Santos Silva, D. Manuel Martins, Manuel de Oliveira, Domingos Paciência, Vitor Baía, Luis Represas, Tiago Monteiro, entre muitos outros.

O propósito da iniciativa é conseguir a eleição das Tripas à Moda do Porto como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa, através de votação online, no site ou no Facebook, chamadas telefónicas ou mensagens escritas. Para participar no mega-almoço é preciso adquirir, no Posto de Turismo de V. N. de Gaia ou na Gaianima, bilhetes que custam um euro e cujas receitas revertem para uma Instituição de Solidariedade Social.

Em comunicado, a organização da iniciativa apela ao voto, afirmando que as Tripas à Moda do Porto são “um prato que se confunde com a história da região e que remonta à época dos Descobrimentos, acabando por se perpetuar até aos nossos dias tornando-se num dos elementos gastronómicos mais característicos da cidade”.

Notícia actualizada às 12h29 do dia 26 de Julho de 2011.