Com pouco mais de quatro anos, a Pikitim – “como era carinhosamente tratada pelos pais em bebé” – já sabe que vai viajar pelo Mundo durante um ano inteiro, numa experiência única. Os pais, a jornalista do jornal “Público” Luísa Pinto e o cronista e fotógrafo de viagens Filipe Morato Gomes, querem proporcionar à filha “experiências educativas, projectos de turismo sustentável e… felicidade”, como se pode ler na página do “Diário de Pikitim”.

“Uma inspiradora viagem em família, para quem sonha viajar com crianças mas não sabe bem por onde começar”. É assim que o projecto é descrito pelos pais da Pikitim, que vai deixar a escola por doze meses para conhecer outros meninos que “vivem e falam e brincam de forma diferente, mas são apenas meninos como ela”.

A volta ao Mundo arranca logo no início de 2012, mais especificamente a 6 de Janeiro, mas os bilhetes “Round the World” já estão comprados, como se pode ler no Facebook do projecto, um espaço onde vão dando conta de todos os preparativos e desenvolvimentos e que conta já com mais de 200 “amigos”.

O Oceano Pacífico será o epicentro desta viagem familiar, com enfoque para os “ambientes insulares”. Tailândia, Malásia, Filipinas, Indonésia, Austrália, Nova Zelândia, Fiji iou Ilhas Cook são apenas alguns dos países pelos quais os três viajantes vão passar, numa jornada de “sonho para pais e filha – passe o cliché -, de havaianas no pé”.

“Acreditamos sinceramente que a estrada é a melhor escola da vida e que esta viagem dará à pequena Pikitim preciosas ferramentas para o seu crescimento, sementes a partir da qual germinará uma cidadã tolerante, solidária, responsável, perspicaz”, consideram os pais, obviamente mais conscientes da aventura à escala planetária que vão poder viver.

Para que outras famílias acreditem que viajar em família durante vários meses é possível, Filipe Morato Gomes e Luísa Pinto vão partilhar crónicas da aventura na página e em “revistas de viagens e publicações direccionadas aos progenitores”. “Para descomplicar”, brincam, em jeito de desafio lançado a viajantes em potência.

Por agora, e enquanto a volta do Mundo não começa, Luísa e Filipe vão actualizando o “Diário de Pikitim” com informações e conselhos úteis para pais que viajam com crianças pequenas.