A 20/21, sediada na incubadora de indústrias criativas INSerralves desde 2008, foi a vencedora de um concurso internacional que pretende fazer um levantamento da conservação das obras de arte do Parlamento Europeu.

A análise de conservação preventiva da colecção, constituída por mais de 500 obras dos 27 estados-membros, começou no final de Julho. A colecção integra trabalhos de artistas como Julião Sarmento, Ângelo de Sousa e Arpad Szenes.

O carácter internacional da equipa foi um factor essencial para a aprovação da proposta da 20/21. O projecto representa o reconhecimento internacional da abordagem à preservação da arte moderna e contemporânea, o que inclui o estudo dos materiais e das técnicas, assim como o recurso aos artistas como fonte de informação.

Processo de trabalho

Durante 6 semanas, a equipa da 20/21 vai analisar detalhadamente cada uma das obras da colecção (na maioria, quadros), que se encontram nos edifícios de Bruxelas, Estrasburgo e Luxemburgo.

No final da análise, será definida uma estratégia de preservação: estabelecimento de rotinas de manutenção ajustadas, alteração de soluções expositivas e restauro de algumas obras.