Arranjar espaço para a tenda de campismo este ano é praticamente impossível em Paredes de Coura. Aproveitando o fim-de-semana prolongado, muitos festivaleiros rumaram às margens do Taboão bem mais cedo do que o normal, ocupando os melhores lugares. Apesar da enchente e da animação que começou logo no início da semana, passear por Paredes de Coura era ontem, quarta-feira, uma tarefa bastante confortável. As filas para comprar os produtos necessários para sobreviver a uma semana no campo num dos supermercados locais eram longas, mas ainda suportáveis.

Muitos aproveitaram o início tardio dos concertos para descontrair na relva em frente ao Palco Jazz ou dar um mergulho no rio, enquanto não abriam as portas para as primeiras actuações.

Os primeiros a estrear o palco After Hours do recinto neste dia de “warm up” foram os elementos do Quarteto de Bolso, pouco passava das 21h00. “Bem-vindos a Paredes de Coura”, disse um dos elementos da banda, que foi trazendo gente até ao local da actuação e puxando pelo público. Mas quem realmente arranjou passos de dança e fez levantar pó em Coura foi Omar Souleyman que, com os seus ritmos do Médio Oriente, não precisou de pouco mais do que uns “Hallo Portugal” para cativar o público. Ao longo de pouco mais de uma hora, o música da Síria fez suar os festivaleiros que não pararam de saltar durante todo o concerto.

Os Wild Beasts subiram ao palco minutos depois. O pop-rock da banda britânica não encantou os festivaleiros que, em dia de “warm up”, não podia movimentar-se além da zona de alimentação e do palco After-Hours. Já com o concerto praticamente no final, a banda de Kendal entoou alguns aplausos mais fortes com o tema mais conhecido do grupo “We STill Gotthe Taste Dancin’ On Our Tongues”.

Com o aproximar da uma da manhã, a impaciência dos festivaleiros já começava a ser notória. A vontade de ver a Alice Glass a “comandar as tropas” era mais do que muita. Os Crystal Castles eram um dos nomes mais aguardados para a edição deste ano e não falharam. O grupo, que já actuou na Queima das Fitas do Porto, voltou a Portugal para um concerto contagiante. Parades de Coura transformou-se o psicadelismo progressivo do duo canadiano. Dona de uma energia invejável, Alice Glass não parou durante todo o concerto e assegurou, também, que nenhum dos festivaleiros ia deixar de saltar. Com os sucessos da banda “Baptism”, “Crimewave” e com o mais recente “Not In Love”, os Crystal Castles agitaram Paredes de Coura até de madrugada.

A noite terminou ao som de Vladimir Dynamo que fez dançar todos os que continuaram pelo recinto noite dentro. Ao som de “mash ups” de músicas conhecidas, a energia positiva e a vontade de dançar até de manhã era mais do que muita.

Uma noite com casa cheia, e que promete mais 3 noites de pura animação. Hoje é a vez de Twin Shadow, Warpaint e os tão aguardados Pulp animarem os festivaleiros em mais uma noite de muita música.