Alijó, Pinhão, Favaios, Penedono, Vidago, Vila Nova de Gaia e Porto. São estas as cidades que recebem, este ano, a 3.ª edição do Douro Film Harvest, um evento que alia o cinema à gastronomia e ao vinho da região do Douro.

Este ano, o certame também vai exibir produções dedicadas ao futebol: “Porque hay cosas que nunca se olvídan”, “Zico” ou “Boleiros 2” são apenas alguns dos títulos que vão ser vistos ao longo dos próximos dias.

O Douro Film Harvest (DFH) conta ainda com as estreias de alguns filmes em território nacional. O documentário “Senna” vai ser exibido na próxima sexta-feira, 9 de Setembro, na Praia do Pinhão, com entrada livre. O Douro Film Harvest conta ainda com a ante-estreia nacional do novo filme de Woody Allen, “Midnight in Paris”.

Uma semana com sotaque brasileiro

A 3.ª edição do DFH é dedicada ao Brasil e traz a Portugal o realizador Cacá Diegues – convidado de honra do certame, e que vai ser homenageado na secção Tawny Tribute, durante a cerimónia de encerramento – e o actor José Wilker, que vai receber o Casta D’Ouro Convidado Especial, antes da exibição do filme que protagoniza, “O maior amor do mundo”, e que é realizado por Cacá Diegues.

Também o realizador Stefan Ruzowitzky vai ser homenageado no DFH. O filme “Os Falsificadores” vai passar pelo festival numa nova categoria que faz “o paralelo entre anos de produção de bons vinhos e bons filmes”. O cineasta português Manoel de Oliveira também vai ver o seu trabalho reconhecido, com a exibição dos filmes “A Caça”, “Acto de Primavera” e com o mais recente trabalho, “O Estranho Caso de Angélica”.

Além dos filmes, no programa há ainda espaço para uma série de concertos. Entre outros espectáculos, o Douro Film Harvest vai homenagear Carmen Miranda.

O produtor Luís Galvão Teles e a actriz Catarina Wallenstein vão marcar presença, numa edição em que se aposta na conversa com as sessões Harvest Talks, onde é discutido a produção e distribuição de conteúdos cinematográficos. Depois das duplas Ana Padrão e Ricardo Trêpa e de José Fidalgo e Olga Diegues, a 3.ªedição do Douro Film Harvest tem Mariana Monteiro e Almeno Gonçalves como anfitriões.

Para esta segunda-feira está marcada a ante-estreia mundial do filme “Morte de Carlos Gardel”, de Solveig Nordlund, adaptado a partir do livro de António Lobo Antunes, pelas 21h30, no Teatro Municipal de Alijó.