A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) aplicou um total de 6,1 milhões de euros em produção científica no ano de 2010. De acordo com um comunicado divulgado pela faculdade, 67% da sua investigação foi produzida de forma independente, sendo que 33% da produção decorreu com ajuda de laboratórios associados.

No total, 306 projectos científicos foram promovidos pela faculdade, sendo que mais de metade do financiamento desses projectos veio da Fundação Ciência e Tecnologia.

A FMUP editou 409 publicações originais de circulação internacional e participou em 37 livros internacionais e 74 nacionais. Entre as áreas científicas analisadas, constam a Oncologia, a Biologia Celular ou a Genética, por exemplo. Alguns artigos foram publicados em revista importantes, como a Nature ou a Science.

Segundo a directora do Gabinete de Apoio à Investigação da faculdade, Deolinda Lima, o sucesso do trabalho de investigação desenvolvido na FMUP durante 2010 advém da “aposta forte na pós-graduação”. Outro dado importante na equação tem a ver com o elevado número de médicos envolvidos, “algo ímpar e de elevado valor sempre que de investigação em saúde se trata”.

A UP é a universidade que mais ciência produz em Portugal.