O Turismo do Norte “está no positivo”. Quem o garante é Júlio Meirinhos, da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal que esta quinta-feira apresentou, na Casa de Chá de Serralves, os planos da Região Norte para o Dia Mundial do Turismo e alguns resultados obtidos em 2011.

Segundo Meirinhos, se em 2010 a região registou quatro milhões de dormidas, tudo indica que a marca dos cinco milhões será atingida este ano. Afinal de contas, o Norte vai “a caminho de trinta meses” em terrenos positivos no que respeita ao turismo, pelo que “há esperança” que as coisas continuem a correr bem. Até porque, segundo “os últimos dados do INE para o último semestre”, diz o responsável, houve um aumento de dormidas na região de 6,4%.

Se, em média, cada turista fica 1,8 noites na região Norte, 68% dos mesmos turistas são nacionais. Mesmo assim, 32% dos turistas são estrangeiros, uma percentagem que Meirinho considera “simpática”, acrescentando que, pelo menos durante um mês, o número de turistas estrangeiros suplantou o de turistas nacionais em 2010.

Também no campo financeiro as coisas parecem correr bem, com um crescimento de 6,5% nos proveitos totais, que correspondem a valores na ordem dos 300 milhões de euros. Como tal, o turismo do Norte tem razões, diz Meirinho, para estar satisfeito.

Para estes resultados muito contribuíram, diz, “as empresas de viagens low cost e o Aeroporto Sá Carneiro”. Grande “justificador” destes números, que “não aparecem por sorte”. Também a participação da Turismo do Porto e Norte de Portugal na organização e/ou promoção de diversas actividades culturais e desportivas tem ajudado, garante, pois a “participação com dinheiro” faz com que os eventos “se realizem e movimentem pessoas”.

Rede de lojas interactivas para ajudar os turistas

E como quem visita “quer voltar”, é provável que “os números positivos aumentem”. Para ajudar o processo, será criado um conjunto de 52 lojas de promoção da região “espalhadas pelo Norte”, que “entrarão em construção em breve” e deverão estar em funcionamento em 2012. As lojas, de “layout próprio”, serão uma “plataforma excelente” de divulgação da zona e vão possuir um ecrã táctil, a ser utilizado pelos turistas fora das horas de atendimento para “ver o que está a acontecer no Porto, comprar um bilhete para a Casa da Música ou reservar uma mesa num restaurante”.

Com financiamento do Qren, o investimento “anda à volta dos 22 milhões de euros” e, para além da loja nuclear no Aeroporto, também terá uma mega sala de visitas do Norte, o Welcome Center, a “paredes meias” com o Hotel Intercontinental, em plena Avenida dos Aliados. Esta “área superior a 400 metros quadrados” já está em construção e estará “obviamente” pronta para “receber quem visita o Porto” em 2012.

Por isso mesmo, o organismo está com esperança no futuro e acredita que, em 2012, poderá “contribuir para o esforço e o pedido que o país faz”, porque “o turismo é muito importante”. “Temos a sensação de que 2012 nos vai correr bem em dormidas e proveito”, garante, reiterando a grande “esperança” no ano que se avizinha.