Até ao final de 2013, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade doPorto (UPTEC) vai investir 23 milhões de euros nos seus projetos. Ao todo, são 102 as empresas que permanecem na “incubadora”. Cinco anos depois, o UPTEC já “graduou” cinco empresas: umas já estão a ser financiadas pelo governo chileno, outras estão a instalar-se no Brasil e algumas estão ainda a ser exploradas parcerias com Inglaterra e outros países da Europa Central.

Para Jorge Gonçalves, vice-reitor da UP e membro da direção do UPTEC, os objetivos foram cumpridos e “todos se sentem muito orgulhosos pela evolução do projecto”. Cinco anos depois, o UPTEC está no meio de um processo de construção de novas instalações: alargamento da área de incubação e a conclusão do Centro de Inovação da Ásprela, que se destina a incubar projetos que estão a ser desenvolvidos em parceria entre empresas e centros de investigação da UP, a conclusão dos espaços na Praça Coronel Pacheco e o lançamento de um concurso para ampliação da área de incubação do Polo do Mar, em Leça da Palmeira.

Todos os projectos são financiados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e estão já em fase de execução ou adjudicação. O edifício do Centro de Inovação, a ser construído entre a Cantina e a Associação da FEUP, estará concluído no primeiro trimestre de 2012, enquanto que “o projecto mais avultado, que é o edifício que vai complementar o da incubadora que já está em funcionamento junto à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, deverá estar pronto no final do primeiro semestre de 2013”. Já a incubadora do Mar em Leça da Palmeira também estará pronta na mesma altura.