A festa da marioneta contemporânea voltou ao Porto. Ao longo de dez dias, diversos espectáculos, ateliês e workshops animaram a cidade, em palcos como o Teatro Carlos Alberto, o Teatro de Belmonte ou a Estação de Metro da Trindade.

Os workshops e ateliês de construção de marionetas têm sido, há já algumas edições, o acompanhamento destes espectáculos. Além dos Fimpalitos, o ateliê de construção de marionetas na Cordoaria, destaque para a oficina de construção dos Corpos Extraordinários, da qual saíram os personagens principais do ponto alto do festival: o Baile dos Corpos Extraordinários.

Este evento animou a Cordoaria no último sábado e viajou até Serralves no domingo, mesmo a tempo da Festa do Outono. O baile ainda se repete no próximo sábado, 1 de Outubro, no centro histórico da cidade, a propósito das Manobras no Porto.

Dançarinos e público vestem fatos de diversos tamanhos, cores e formas. A oficina dos Corpos Extraordinários, situada na Rua das Flores, trabalhou na construção destas formas que possuem tanto contornos tradicionais como modernistas, num contexto vanguardista.