A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai assinar um protocolo pioneiro com a Fundação Grünenthal para a criação da primeira Cátedra em Medicinal da Dor no nosso país.

Esta iniciativa tem por objetivo apoiar a investigação nesta área da Medicina e ajudar na formação de pessoal especializado para o tratamento da dor.

Em comunicado, o diretor da FMUP, José Agostinho Marques, explica que “este protocolo representa o reconhecimento do impacto da Dor” e coloca a faculdade “na vanguarda da formação em medicina da dor no país”.

“As insuficiências de formação específica em dor têm constituído uma importante barreira ao seu correto tratamento”, entende o presidente da fundação sem fins lucrativos, que se aliou à FMUP. Por isso, e porque “o sub-tratamento da dor tem impacto na qualidade de vida das pessoas”, foi assinado o protocolo, com o objectivo de colmatar lacunas “na formação” e “incrementar as atividades docentes em dor”.

A cátedra vai ser integrada no Departamento de Biologia Experimental da FMUP, após a assinatura do protocolo, que acontece a 7 de Outubro, pelas 11h30, na direção da FMUP. A união de forças entre as duas instituições tem a duração de dois anos.