Entre esta quarta-feira e 8 de outubro, o Cinema Passos Manuel, no Porto, recebe a 3.ª Mostra de Vídeo e cinema Africano, um evento que alia a cultura ao voluntariado. A organização está a cargo da ATACA (Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana) e os lucros das vendas dos bilhetes revertem a favor das crianças africanas desfavorecidas.

No total serão quatro noites, sete filmes/documentários e cinco convidados e animadores que prometem levar ao Porto um sabor a cultura africana. “Este ano vamos também alargar o evento a outras formas de expressão cultural africana, como a dança, a escrita, a música e a gastronomia local” afirmou ao JPN Luísa Araújo, da organização.

As propostas em cartaz são variadas, e vão desde um dia na Luanda do pós-guerra, a um retrato social do bairro da Cova da Moura. São muitas as histórias e todas elas partilham o amor ao continente africano e à lusofonia. A Movica encerra com “chave de ouro”, exibindo a mais recente adaptação de uma obra de Mia Couto ao cinema, “O Último Voo do Flamingo”.

Os bilhetes custam entre 3,5 euros (passe diário) e 10 euros (passe para os quatro dias) e encontram-se à venda no próprio local. O início das sessões tem início às 22h00.