Por muitos considerado um trabalho de outros tempos, o artesanato descobre uma nova vida, criando ligações com o inovador e o atual, sendo essa nova vida explorada e desenvolvida no Iberiona. O evento ibérico bianual vai já na 6.ª edição e, em 2011, a cidade do Porto é palco de um reencontro com o saber e o fazer artesanal nos dias de hoje.

Iberiona 2011 – VI Encontro de Artesanato Ibérico propõe uma abordagem ao tema “Artesanto no século XXI: Paradigma Reencontrado”. O evento, organizado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissiona (IEFP) através dos serviços do PPART – Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais, pretende ser uma janela para a ligação existente entre o artesanato e o moderno, e o seu potencial, abrangendo a “tradição, inovação, vanguarda, sustentabilidade, design e mercado”.

Desde artesãos com desejo de explorar a inovação e o design, a designers que queiram conhecer melhor as potencialidades do trabalho dos artesãos, esperando receber também estudantes e investigadores, e (por causa do importante impacto que este tipo de trabalho tem na economia) contando ainda com a participação de autarquias e entidades públicas e privadas, o Iberiona pretende cativar e incentivar todos para um dos mais importantes elementos da Península Ibérica, o artesanato, podendo este ser abordado de muitas e diferentes formas.

Assim, no programa estão previstas várias confêrencias, onde se vão debater temas como o valor do artesanato e as técnicas comerciais neste sector, e também uma viagem de barco no último dia do evento, pela região do Douro Património da Humanidade, desde Vila Nova de Gaia até à Régua. O objectivo deste passeio marítimo é “divulgar e promover, junto dos participantes e oradores, as potencialidades paisagísticas e culturais do Douro Património da Humanidade”, destacando “a questão do Douro vinhateiro (a mais antiga região demarcada do mundo), as actividades artesanais ligadas ao vinho e vinha e as manifestações da cultura popular da região”.

Barcelona foi a cidade escolhida para acolher a primeira edição do Iberiona, em 2001. Dez anos depois, a 6.ª edição do evento dedicado ao artesanato ibérico realiza-se no Porto, entre 6 e 8 de outubro, na Biblioteca Almeida Garrett do Palácio de Cristal, e conta com o apoio das câmaras municipais de Porto e Vila Nova de Gaia.