A 4.ª edição de entrega dos prémios do Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber) já tem data marcada. A atribuição de prémios insere-se, este ano, no VII Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), que decorre de 15 a 17 de dezembro de 2011, na Universidade do Porto (UP).

Desta forma, vão ser distinguidos os melhores trabalhos ciberjornalísticos realizados entre 1 de setembro de 2010 e 30 de setembro de 2011. Os prémios avaliam os melhores trabalhos entregues nas categorias de Excelência em Ciberjornalismo, Última Hora, Reportagem Multimédia, Videojornalismo Online, Infografia Digital e Ciberjornalismo Académico.

Os interessados podem candidatar os seus trabalhos, que serão avaliados por um júri entre os dias 1 e 25 de novembro. O público poderá deixar a sua opinião sobre os trabalhos finalistas escolhidos pelo júri entre 28 de novembro e 2 de dezembro, participando numa votação online. O resultado da votação é divulgado durante o anúncio dos vencedores.

Para mais informações sobre os prémios de ciberjornalismo, é possível consultar o regulamento do concurso no blogue do ObCiber. O formulário de inscrição também se encontra disponível no blogue.

O tema da edição deste ano do SOPCOM, em que se insere a cerimónia de entrega de prémios é “Meios Digitais e Indústrias Criativas – os efeitos e os desafios da Globalização”. Durante os dias do evento, serão realizadas sessões plenárias e de trabalho, com especial destaque para as temáticas das redes sociais, cidadania, cultura e comunicação.