A 27 de outubro, às 19h00, vai ocorrer um encontro musical entre o pianista Miguel Angel Estrella e os alunos da Escola Leonardo Coimbra, situada no Bairro do Aleixo. A 28 é a vez do Hospital Conde Ferreira receber o artista, às 11h00, num encontro musical e, às 21h00, num concerto.

A organização está a cargo da Associação Música Esperança de Portugal (AMEP), fundada em janeiro de 2011, que pretende proporcionar concertos e encontros musicais em estabelecimentos onde, habitualmente, isso não acontece.

A AMEP tem levado a música clássica a vários locais inusitados, como lares, prisões ou escolas. O objetivo é “construir pontes entre os mais carenciados e os que têm mais”, afirma Caroline Dominguez, responsável pela estrutura da AMEP, em declarações à Agência Lusa. Nesse sentido, é possível alegrar “os que vivem em locais onde a música não chega normalmente”, acrescenta Caroline.

Assim, em Portugal, a associação já organizou concertos nos estabelecimentos prisionais de Vila Real e Bragança e em ateliês musicais, onde estiveram presentes cerca de 40 crianças das aldeias durienses de Canelas e Favaios. Também no Teatro de Vila Real será possível assistir a um concerto de Miguel Angel Estrella no dia 29 deste mês, às 22h00.

A assossiação é composta, maioritariamente, por músicos, mas também por vários voluntários. O pianista Miguel Angel Estrella, que também é mentor do projeto, chegou a subir três mil metros até aos Andes para que as populações locais, que nunca tinham ouvido música clássica, o pudessem ouvir tocar. A Federação Internacional Música Esperança, da qual faz parte a AMEP, recebeu, em 2010, o 2.º Prémio UNESCO/Bilbau para a Promoção de uma Cultura de Direitos Humanos.