O primeiro-ministro anunciou na quinta-feira, dia 13 de outubro, um novo pacote de medidas de austeridade previstas na proposta preliminar do Orçamento de Estado para 2012 (OE2012). O aumento do IVA agendado para o próximo ano promete interferir nos hábitos dos jovens. Entre os produtos que passam de seis para 23%, encontram-se os refrigerantes, sumos e néctares de frutos, bebidas e produtos concentrados de sumos, juntamente com a água engarrafada.

Almoçar ou jantar fora passa a ser mais caro, com o setor da restauração a ser igualmente taxado a 23%. Fazem parte desta subida da taxa intermédia para a taxa máxima outros produtos como o café, os aperitivos à base de milho ou batata vendidos em embalagens individuais e os snacks.

Prevêem-se também aumentos no preço dos bilhetes para os espetáculos e provas desportivas, bem como outros divertimentos públicos, tais como sessões de cinema, teatro, espetáculos de dança ou concertos. No entanto, ainda não são conhecidas as exceções a este novo regime.

O documento que prevê as receitas e despesas a efetuar pelo Estado no ano seguinte ainda não é totalmente conhecido, mas está também previsto um corte drástico no setor da Educação. O prazo de entrega do OE2012 termina no dia 17 de outubro.